Post Aleatório

Carnes secas são uma forma primitiva de conservação utilizando sal como forma de desidratar a carne e fazê-la durar por mais tempo. No Brasil, as versões regionalistas mais comuns de conservar a carne desidratada é do jeito charque, carne de sol e carne seca. Todas as alternativas, na hora do preparo, exigem o dessalgamento da carne. Veja como fazer:

Como dessalgar a carne seca

Da forma convencional: tempo de geladeira

Lave bem a carne em água corrente e, para facilitar o dessalgamento, corte em pedaços ou tiras menores. Coloque toda a carne num bowl e cubra com água. Leve ao refrigerador e troque essa a água a cada 3 ou 4 horas. Faça isso pelo menos 3 vezes.

Da forma rápida: com mais sal

Lave bem a carne em água corrente. Corte a carne em cubos pequenos, de 2 a 3 centímetros e cubra com água. Para cada quilo de carne, acrescente três colheres de sopa de sal. Leve ao fogo, até que comece a borbulhar e criar uma espuma branca na parte de cima. Desligue o fogo antes de ferver. Escorra e passe a carne na água corrente. Caso ainda esteja muito salgada, repita novamente o processo.

MARRIO31 /ISTOCK

Como conservar?

O tempo afeta a qualidade da carne seca, que só deve ser armazenada antes do dessalgamento. Porém, com técnicas apropriadas de armazenamento, ela pode ser armazenado com segurança por períodos de tempo variáveis, dependendo da qualidade do recipiente e cuidado de manipulação antes do congelamento.

 

 

Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.

foto-FOTO: ISTOCK

fonte-https://www.vix.com/pt/dicas-gastronomicas/

© 2017 · Se for copiar, cite a fonte!
Site Desenvolvido por: